Araçari-castanho

O araçari-castanho ou araçari-de-nuca-castanha é uma espécie de ave Piciforme da família Ramphastidae. Ocorre da Colômbia ao Paraguai e no Brasil centro-meridional. Mede de 37 a 47 centímetros de comprimento e pesa entre 220 e 310 gramas.

Possui plumagem negra da cabeça à nuca, marrom castanha nas laterais da cabeça. Há uma base larga no bico, de cor laranja, contornada por uma linha basal amarela mais fina. A região perioftálmica nua é azul. Tanto a parte inferior da nuca, como a parte superior da garganta são pretas.

A cor verde-escura recobre o dorso e contrasta com o vermelho do uropígio e coberteiras superiores da cauda. Possui o peito amarelo, recortado por uma faixa horizontal e contrastante, vermelha e o calção castanho. O macho da espécie é maior e tem o bico mais longo que o da fêmea.

Distribuição Geográfica

Sua distribuição está restrita à região neotropical, distribuindo-se do México à Argentina (Sick, 1984), ocorrendo na Colômbia, Bolívia, Argentina, e, no Brasil, nos estados da região Norte (exceto RR e AP), todo o Centro Oeste, e de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

Apesar de não estar em extinção, o araçari-castanho é uma ave difícil de ser vista, uma vez que habita a mata alta, sobretudo nas copas, como a maioria de seus congêneres (Pteroglossus) e tucanos, e ao longo de rios margeados por mata de galeria.

Habitat e comportamento

Vivem em bandos no topo das florestas, mas podem ser observados no sub-bosque e menos frequentemente buscando alimento na serrapilheira. São aves presentes do México até a Argentina. Voam em trajetória ondulada, geralmente em fila indiana, atravessando rios e espaços abertos. Não migram, mas se deslocam dentro de sua região acompanhando as frutificações de cada estação.

Nidificação

Constroem seus ninhos em ocos de árvores e cavidades naturais. Os ovos são brancos, quase arredondados, e a incubação varia entre 15 e 18 dias, dependendo da espécie. O casal divide as tarefas de construção do ninho, incubação e cuidado com os filhotes.

Alimentação

Onívoros, apreciam frutos, ovos e pequenos vertebrados. São dispersores de sementes essenciais para a manutenção da floresta.

Vídeo: Alan Hentz