Nome vulgar: guará
Nome científico: Eudocimus ruber (Linnaeus 1758)
Nome em inglês: Scarlet ibis
O guará é uma espécie de ave pelecaniforme da família Threskiornithidae. Também conhecida como íbis-escarlate, guará-vermelho, guará-rubro, guará-pitanga e guará-piranga. O termo “guará” tem origem na língua tupi antiga por meio da palavra gûará, que deu origem a topônimos como Guarapari (ES), Guaratiba (RJ), Guaraqueçaba (PR), Guaratuba (PR), e Guaramirim (SC).
O guará é uma ave típica do litoral atlântico da América do Sul, reproduzindo-se sobretudo em regiões de mangue. Está presente na ilha de Trinidad e Tobago (onde é a ave nacional), na Colômbia, Venezuela, Guianas e Brasil. No Brasil ocorre no litoral do, Amapá, Maranhão, Piauí, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.
A espécie tem status de protegida em todo o mundo, e a União Internacional para Conservação da Natureza classificou o guará como uma espécie pouco preocupante na Lista Vermelha. Embora várias populações locais pareçam estar em declínio, os números totais globais permanecem relativamente grandes e a taxa atual de perdas não é considerada uma ameaça à sobrevivência da espécie. No entanto, perdas recentes de populações estabelecidas na Guiana Francesa se tornaram uma preocupação para conservacionistas, e no Brasil a ave foi incluída em uma lista nacional de espécies ameaçadas de extinção.
O guará é a espécie usada na logomarca da Guyrá-Piranga Preservação Ambiental.
fotografias © Raphael Coelho