Pantanal

O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, ocupa parte do estado do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estendendo-se até a Bolívia e o Paraguai, onde é conhecido como chaco. No Brasil sua área é de 138.183 km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso. Pelas suas características e importância, o Pantanal foi reconhecido pela UNESCO no ano 2000 como Reserva da Biosfera, por ser uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais da Terra.

O ecossistema funciona como um grande reservatório, provocando uma defasagem de até cinco meses entre as vazões de entrada e saída. Este fenômeno, repetido há milhões de anos, transformou o Pantanal na maior superfície úmida contínuas do planeta abrigando a maior reserva ictiológica da América do Sul.

O transbordar das águas se processa entre dezembro e maio, obrigando os animais a buscar as áreas mais elevadas do terreno. Em maio, cessam as chuvas, mas o nível das águas continua alto, exibindo a força e a beleza de sua vegetação.

A partir de junho, ocorre a vazante, as águas começam a baixar, voltando lentamente para o leito dos rios, neste período, muitos peixes ficam presos em lagoas e baías, tornando-se presas fáceis para os pássaros e animais. Com esta fartura de alimentação, as aves, em especial as aquáticas, garantem a fonte proteica necessária para manter o ciclo da reprodução.

Em 2020 o fogo consumiu cerca de 4 milhões de hectares do Pantanal, o equivalente a cerca de 26% do bioma.

O Pantanal foi o bioma brasileiro que mais queimou, proporcionalmente, nos últimos 36 anos, 57% de seu território já pegou fogo pelo menos uma vez neste período.

O Pantanal abriga 463 espécies de aves, 132 espécies de mamíferos, 263 de peixes, 113 espécies de répteis e é um santuário para onças-pintadas.

Apesar da exuberância dos ambientes naturais e da sua extraordinária diversidade biológica, o Pantanal possui apenas 5% (7.400 km2) de seus 140.000 km2 protegidos em Unidades de Conservação públicas e privadas.

Aves mais avistadas na região do Pantanal e do Planalto da Bodoquena, MS: