Expedição Encostas da Serra Geral

A Guyrá-Piranga organiza e opera Expedições de Observação de Aves no Planalto e Encostas da Serra Geral, região localizada na divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A rota da expedição cruza o planalto através das chapadas cobertas de Campos de Altitude, nesta fantástica paisagem, predominam manchas de matas nebulares, nas margens dos rios e nos vales, floresta ombrófila mista, nas íngremes encostas da Serra Geral, floresta ombrófila densa. A expedição explora o interior de cânions de extraordinária beleza que abrigam espécies endêmicas e em perigo de extinção.

A Guyrá-Piranga realiza – Programa de Monitoramento de Aves – na área explorada pela expedição Planalto e Encostas da Serra Geral, com o objetivo de identificar e proteger espécies e seus habitats.

São José dos Ausentes, RS
Bom Jardim da Serra, SC
Timbé do Sul, SC
Morro Grande, SC

Os registros realizados durante as Expedições de Observação de Aves representam uma fonte de informação que contribui para as pesquisas sobre comportamentos e migrações. Os dados obtidos nas Expedições contribuem também para estabelecer ações para a conservação das aves e dos habitats onde elas ocorrem.

A Guyrá-Piranga, através das Expedições de Observação de Aves, assim como as Expedições de Observação de Vida Silvestre busca consolidar o ecoturismo e o uso público em UCs.

Toda a renda das nossas expedições de Observação de Aves é destinada ao custeio dos nossos projetos e programas.

Lista parcial de espécies de aves registradas, na região do planalto: Urubici, SC – Bom Jardim da Serra, SC – São José dos Ausentes, RS – Cambará do Sul, SC